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25
Ago
2024
Apoio Parental na Psicologia Histórico-Cultural

Apoio Parental na Psicologia Histórico-Cultural

O apoio parental na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural

A perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural enfatiza o papel da cultura e do contexto histórico no desenvolvimento psicológico dos indivíduos. Ela sugere que o desenvolvimento humano é inseparável do ambiente social e cultural em que a pessoa está inserida.

Você sabe como é o processo de apoio parental na Psicologia Histórico-Cultural e quais os pressupostos que a norteiam, os princípios que guiam o apoio parental nesta perspectiva:

1. Papel Mediador de mães, pais e ou responsáveis:

  • Mães, pais e ou responsáveis são vistos como mediadores do desenvolvimento de seus filhos e filhas. Ajudam a criança, adolescentes e adultos a internalizar as ferramentas culturais (como a linguagem, normas sociais, e valores) que são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.
  • A interação entre mães, pais e ou responsáveis e filhos e filhas deve ser rica em diálogo, permitindo que as crianças, adolescentes e adultos aprendam e se desenvolvam através da mediação parental.
  • A comunicação entre mães, pais e ou responsáveis e filhos e filhas é vista como essencial para o desenvolvimento. Mães, pais e ou responsáveis são encorajados a engajar seus filhos e filhas em interação e diálogo significativos, que promovam o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, explorando a Zona de Desenvolvimento Iminente da criança, adolescente e adulto.

2. Zona de Desenvolvimento Iminente (ZDI):

  • A abordagem da Psicologia Histórico-Cultural sugere que o desenvolvimento não se limita ao cognitivo, mas também engloba o desenvolvimento afetivo, emocional, social e moral. Mães, pais e ou responsáveis devem, portanto, promover o desenvolvimento integral da criança, adolescente e adulto reconhecendo que todas essas dimensões estão interligadas.
  • Mães, pais e ou responsáveis são encorajados a identificar a Zona de Desenvolvimento Iminente (ZDI) de seus filhos e filhas, que é o espaço entre o que a criança, adolescente e adulto consegue fazer sozinho e o que pode alcançar com a ajuda de alguém mais experiente.
  • Na orientação parental, mães, pais e ou responsáveis devem oferecer suporte adequado, desafiando seus filhos e filhas dentro dessa zona para promover o aprendizado e o desenvolvimento sem frustrar ou subestimar suas capacidades.

3. Aprendizagem como Processo Social:

  • A Psicologia Histórico-Cultural enfatiza que o desenvolvimento ocorre primeiramente através das interações sociais. Portanto, mães, pais e ou responsáveis devem promover ambientes ricos em interações sociais positivas, onde crianças, adolescentes e adultos possa aprender com outras pessoas.
  • A participação ativa de mães, pais e ou responsáveis nas atividades cotidianas da criança (como brincadeiras, leitura, e conversas) e adolescentes (leitura dialogo, assunto que interessa aos adolescentes) é crucial para o desenvolvimento.

4. Contexto Cultural e Social:

  • A orientação parental deve levar em consideração o contexto cultural e social em que a criança, adolescente e adultos estão inseridos. As práticas educativas e os valores transmitidos pelas mães, pais e ou responsáveis devem estar em sintonia com o ambiente cultural e social da família.
  • A conscientização sobre a influência da cultura no desenvolvimento ajuda mães, pais e ou responsáveis a tomar decisões mais informadas e sensíveis ao contexto.
  • Mães, pais e ou responsáveis são incentivados a considerar o contexto cultural e social em que seus filhos e filhas estão inseridos. As práticas de orientação parental devem ser sensíveis a esses contextos, reconhecendo que a cultura influencia as expectativas e comportamentos de mães, pais e ou responsáveis e filhos e filhas.

Para tanto, esses princípios oferecem uma base teórica sólida para que mães, pais e ou responsáveis possam apoiar o desenvolvimento saudável de seus filhos e filhas, respeitando e aproveitando o contexto cultural e social em que a criança, adolescente e adultos está inserida.

Psicóloga Márcia Miranda

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