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25
Ago
2024
Avaliação psicológica na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural

Avaliação psicológica na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural

A avaliação psicológica na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural é um processo que vai além da simples aplicação de testes ou instrumentos padronizados. Ela envolve uma análise mais profunda do desenvolvimento do sujeito, considerando a relação dinâmica entre o indivíduo e seu contexto histórico, social e cultural.

Princípios Fundamentais:

  1. Historicidade do Sujeito: A psicologia histórico-cultural, baseada nos trabalhos de Lev Vigotski e outros teóricos, entende que o desenvolvimento psicológico do indivíduo está profundamente enraizado em sua história pessoal e no contexto sócio-histórico em que ele vive. Portanto, a avaliação deve considerar a trajetória de vida do sujeito e as influências culturais que moldaram suas experiências e formas de pensar.
  2. Mediação e Ferramentas Culturais: A avaliação considera como o sujeito utiliza e é influenciado por ferramentas culturais (linguagem, símbolos, valores entre outros) no processo de desenvolvimento. Isso implica que a avaliação não é apenas sobre capacidades ou traços individuais, mas sobre como essas capacidades são mediadas e expressas através de contextos culturais específicos.
  3. Zona de Desenvolvimento Iminente (ZDI): Outro conceito-chave é a Zona de Desenvolvimento Iminente, que se refere à diferença entre o que uma pessoa pode fazer sozinha e o que ela pode fazer com a ajuda de alguém mais experiente. A avaliação psicológica, nesse sentido, deve identificar não só o nível atual de desenvolvimento, mas também o desenvolvimento iminente, que está por vir, desenvolvimento do sujeito quando inserido em interações sociais significativas.
  4. Processo Dialógico: A avaliação deve ser vista como um processo dialógico, no qual o psicólogo e o avaliado constroem juntos o entendimento sobre os processos psicológicos em questão. Isso significa que o avaliador deve estar aberto à participação ativa do avaliado, reconhecendo que ele traz conhecimentos e perspectivas que são fundamentais para a compreensão de sua própria realidade.

Metodologia:

  • Análise aualitativa: A psicologia histórico-cultural valoriza métodos qualitativos que capturam a complexidade das interações sociais e culturais no desenvolvimento do sujeito. Isso pode incluir entrevistas em profundidade, observações, análise de atividades, histórias de vida instrumentos científicos entre outros.
  • Estudos de caso: Focam na análise detalhada de um indivíduo ou grupo, considerando suas experiências únicas e a forma como estas interagem com o contexto social mais amplo.
  • Intervenção como parte da avaliação: A avaliação psicológica é vista também como uma forma de intervenção, onde o processo de avaliação já proporciona mudanças no sujeito, ajudando-o a perceber novas formas de ação e pensamento.

Avaliação psicológica na psicologia histórico-cultural não busca categorizar ou rotular, mas sim entender e promover o desenvolvimento do sujeito em seu contexto social e histórico. Ela requer do psicólogo uma postura crítica e reflexiva, que reconheça a importância das relações sociais e culturais na formação dos processos psicológicos.

Psicóloga Márcia Miranda

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